Bulimia Nervosa

                                              
    Um tema muito interessante a ser discutido, vocês não acham?
    Bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vômito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dieta inadequadas.Se diferencia da anorexia nervosa por envolver grande variação de peso, descontrole alimentar frequente e estar mais associado a depressão maior, enquanto a vítima de anorexia nervosa está mais associado com uma magreza excessiva, longos períodos sem se alimentar e transtornos de ansiedade.
     Infelizmente cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres.  
     A pessoa bulímica, de acordo com os critérios diagnósticos do CID 10, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa e tentativas para evitar o ganho de peso com jejuns, exercícios, vômitos autoinduzidos, laxantes, diuréticos e/ou enemas. Existe também trabalhos acadêmicos recentes relatando que a ingestão alimentar excessiva caracteriza-se muitas vezes pelo sentimento subjetivo de excesso do que excesso propriamente dito.
    Sinistro né!? Achei um poema cujo o autor é desconhecido, mas achei que retrata bem o assunto...
                                
                                       Retrato da Doença
Oh comida que teu cheiro amaldiçoa
Sinto que quanto mais como pior me sinto
Faço de mim um ser faminto
Que vomita pois não se sente bem consigo mesmo

Olho para o meu aspecto e me destruo
Alimento-me apenas por ter que ser
Sinto os excessos de gordura
Que apenas na cabeça vejo ter

Por isso vomito
Sentindo que por dentro algo me fez bem
Mas o corpo não funciona tão bem
Não recebe o seu gosto nutritivo

Não sei se exercício me ajudaria
Faço sem limite consciente
Penso estar bem e com muita fome
Mas o sentimento que me consome

É de culpa minha e inocente.
Comer muito e sentir mal
Deixa o corpo destruído
A culpa de ter comido
Não deixa que viva bem
                                    
                                         Autor Desconhecido

    Recomeçar...

0 comentários:

Postar um comentário